

Jamile Nusse
1 de set. de 2025
“Maracujá” é o nome popular de diversas espécies do gênero Passiflora, trepadeiras nativas das Américas, de flores exuberantes e frutos aromáticos.
Também conhecida como Flor da Paixão
Missionários europeus, no século XVI, associaram a flor aos símbolos da Paixão de Cristo (coroa de espinhos, pregos, chagas). Isso consolidou um arquétipo de cura, fé, resignificação da dor e transmutação.
A Passiflora é classificada como ervas de paz, usada para acalmar ambientes, reduzir tensões e favorecer reconciliação e amizade. Ótimas para magia para tratar ansiedade, insônia e estresse.
O maracujá é conhecido popularmente por ser um fruto que tranquiliza. O famoso chá de maracujá.
Tradições de bruxaria natural relatam uso para quietude mental, favorecendo meditação, sono e trabalhos oníricos seguros.
Defumação de paz e tranquilidade (suave): misture folhas secas de maracujá com camomila e lavanda. Use em casa do fundo para a porta, com a intenção de “trazer descanso e entendimento”. (Evite inalar fumaça se tiver sensibilidade.)
Banho calmante: infusão forte de folhas/flores (não muito quente sobre a pele), coe e jogue do pescoço para baixo ao fim do banho, pedindo serenidade e sono reparador e equilibrado.
Ativações e magias M.U: Utilize o maracujá em suas práticas no sistema da Magia Universal.